Sunday, January 28, 2007

Meios Urbanos e Doencas

MEIOS URBANOS E DOENÇAS

Rio de Janeiro - De 1903 até 1906.
O então prefeito, Pereira Passos, esteve à frente da mais profunda reforma urbana que o Rio de Janeiro já passou. A Reforma Passos, como ficou conhecida, derrubou 2.700 casas, alargou ruas e abriu avenidas. O ponto central da reforma, para o governo federal, era a modernização do porto do Rio, fundamental para a exportação dos bens agrícolas que sustentavam a economia do país.
A área em volta (isto é, o Centro) tinha que ser alterada por dois motivos básicos: facilitar a circulação das mercadorias e reverter a fama mundial do Rio de cidade pestilenta, que obviamente prejudicava os negócios. As péssimas condições de vida da população pobre carioca colaboravam para o avanço das doenças que assolavam a cidade (varíola, febre amarela, tuberculose etc.)
Passos modernizou a cidade, mas expulsou do Centro as camadas populares e agravou uma crise, deixando entre 14 mil e 20 mil pessoas sem ter onde morar. Favelas começaram a surgir com a demolição maciça dos cortiços, para eliminar focos de epidemias e liberar áreas valorizadas da cidade ocupadas por essas habitações. A solução encontrada pelos moradores - escravos libertos, migrantes rurais e imigrantes europeus - foi construir barracos nos morros da cidade. Passos foi promotor consciente da segregação social na cidade. Surge então a problemática das favelas, construções desordenadas, submoradias, fato esse que vem gerando problemas até os dias de hoje.
A interpretação tradicional é que, em nome destas preocupações, as elites cariocas promoveram uma ''limpeza'' social. Expulsaram o povo do Centro, se livrando das doenças e acabando com os sinais da cidade tradicional.
Atualmente, tem havido certa preocupação com a possibilidade de um aumento de doenças urbanas. Principalmente pelas doenças transmitidas por mosquitos devido ao aquecimento da Terra fato de relação direta com a industrialização/urbanização, que por sua vez levaria chuvas em locais incomuns, levando ao acúmulo de água, favorecendo a procriação desses insetos. Um ótimo exemplo é a Dengue, que se tornou a mais comum doença urbana transmitida por mosquitos.
handerson.lopes@gmail.com

0 Comments:

Post a Comment

<< Home